Projetos - GOTI - ONG

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Nosso Projetos
Projetos
Acompanhe por aqui todos os nossos projetos e compartilhe nas redes sociais para divulgar nossa ONG.
Cartografia:

Cartografia é um processo de produção de conhecimento, expresso por um conjunto de informações objetivas e subjetivas. Propõe diálogo e combinação entre as experiências, interesses, desejos e saberes de crianças, adolescentes e jovens, e as suas possibilidades de criar, inventar e intervir em seus territórios, Comunidade ou Cidade. A Cartografia possibilita as crianças e adolescentes estabelecer relações com o seu entorno, além de compreender e construir projetos de vida e de pertencimento ao seu espaço, tornando indivíduos protagonistas da sua realidade e da construção da sua história.

Valores:

Cidadania, ética, respeito, igualdade, respeito, solidariedade e etc.

Mobilização para cidadania; realização de grupos de convívio e fortalecimento de vínculos.

Desenvolvimento de ações de convivência grupal; Realização de atividade de convivência grupal.

Saúde:

Nessa temática vamos entender o indivíduo como um todo, seu corpo e suas inter-relações com o meio. Para compreender melhor nosso corpo, precisamos conhecê-lo nesta interação. A saúde é, portanto, resultado de um conjunto de fatores físicos, psicológicos e ambientais que nos circunda o tempo todo. Basta um pequeno desequilíbrio para que não nos sintamos mais tão saudáveis assim! Em nossos repertórios procuramos enfatizar este ponto de vista completo, do ser humano como um todo. Não podemos compreender ou transformar a saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta todos os aspectos que o cercam.

“Saúde é o estado de completo bem-estar, físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. Organização Mundial da Saúde- 1948.

Artes:

Arte: “atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profundos de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação”… ou “a capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos”.

O Novo Dicionário Aurélio da língua Portuguesa (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 2º edição).

Meio Ambiente:

Muitas vezes falamos do meio ambiente como se não fizéssemos parte dele. Meio ambiente é o lugar onde vivemos, nosso corpo, nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade. Portanto ações que promovam a proteção e preservação do meio ambiente devem fazer parte do nosso cotidiano. As nossas atitudes do dia-a-dia influenciam na sustentabilidade do planeta. Por exemplo: no cuidado de fechar uma torneira, no apagar da luz de um ambiente que não estamos usando, não jogando papel no chão…

Manifestações Populares:

Os Jogos populares fazem parte da cultura infantil e ao serem trazidos para a atividade cotidiana permitem resgatar a memória lúdica da comunidade. Apesar das modificações e limitações para sua utilização ocorridas em função de fatores sociais, notamos, que as brincadeiras tradicionais ainda são praticadas e apreciadas pela maioria de nossas crianças e jovens.

Jogos e Brincadeiras:

Esta atividade permite trabalhar a atenção em relação a si mesmo, ao outro, ao espaço; e desenvolver a conexão entre a sensação do corpo e a visualização da mente.

Atividades Culturais:

Passeios; Visitas a museus, parques, teatros, cinema, etc.

Datas comemorativas:

Festas dos Aniversariantes do mês, festas típicas, dia dos pais, dia das mães, dia da família, estações do ano, meio ambiente, mês da criança, consciência negra, natal entre outras comemorações.

Oficina de Musicalização:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da música tem por objetivos gerais abrir espaço para que as crianças e adolescentes possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos.
Clik na imagem para ampliar
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal